CHAMADA PARA CONSULTA REGIONAL SOBRE A SITUAÇÃO DOS JOVENS INVOLUCRADOS NO TRABALHO SEXUAL NO AMERICA LA TINA E NO CARIBE

!Participe e dissemina!

May 28, 2015 | News | No Comments

ANTESCEDENTES.

\No 2013, o Fundo para Jovens Líderes com HIV (HYLF, por sua sigla em Inglês) lançou o projeto A Igualdade de Saúde para Todos / as (Health Equity for all), através do qual se pretende gerar dados relevantes para saber quais são as necessidades, barreiras e desafios enfrentados pelos jovens e sobretudo adolescentes menores involucrados no trabalho sexual na América Latina e no Caribe, especialmente na área de acesso à saúde sexual e reprodutiva, HIV e outros serviços relacionados.

Através de populações-chave espaciais liderados por jovens afetados pelo HIV pretende-se que os jovens que foram ou ainda estão envolvidos no trabalho sexual, proponham políticas e programas que respondam às suas necessidades e realidades que eles enfrentam todos os dias.

A primeira parte desta pesquisa foi realizada em países da região da Ásia e Pacífico, nesta segunda fase procura-se incorporar as vozes da juventude na América Latina e no Caribe, África Oriental e África do Sul.

Como parte deste processo, o HYLF convoca os jovens (18 -28 anos) que estão involucrados no trabalho sexual na América Latina e no Caribe a  se inscrever para participar na consulta regional que será realizada em Bogotá, Colômbia, de 31 agosto a  02 de setembro de 2015.

A CONSULTA TEM COMO FINALIDADES.

  1. Criar um espaço de diálogo para jovens involucrados no trabalho sexual para compartilhar experiências, realidades e pontos de vista dos jovens participantes sobre o suo acceso à servicios de saúde ligados à saúde sexual e reprodutiva, incluído o acesso à prevenção e tratamento do HIV.
  1. Propor recomendações para as organizações da sociedade civil, governos e agências regionais e internacionais para eliminar as barreiras ao acesso a serviços de saúde para os adolescentes involucrados no trabalho sexual, especialmente as barreiras legais relacionadas com violações dos direitos humanos dessa populaçã
  1. Reforçar as capacidades de participantes que involucrados no trabalho sexual de integrar as medidas locais, regionais e internacionais para melhorar o acceso aos serviços de saúde, particularmente a saúde sexual e reproductiva e prevenção e o tratamento do HIV.
  1. Abrir um espaço para o diálogo inter-geracional na qual envolvam-se redes de trabalhadores sexuais, governo, agências regionais e internacionais para alcançar uma melhor compreensão das necessidades e realidades dos jovens e adolescentes involucrados no trabalho sexual.

REQUISITOS.

Os requisitos para participação na presente chamada são:

  • Sendo uma jovem mulher, um homem que faz sexo com homens ou persona jovem trans* que está relacionada com trabalho sexual.
  •  Ter entre 18 e 28 anos de idade.
  • Residir em qualquer país da América Latina ou no Caribe.
  • Ter interesse em participar da consulta regional em Bogotá e nas ações de seguimiento da reunião.
  • Comprometer-se a acompanhar os compromissos assumidos durante a consulta.
  • Ter o apoio de uma organização da sociedade civil ou organização baseada em comunidade.
  • Ter habilidades de comunicação.
  • Apresentar o formulário de exposição de motivos onde é explicado o seu interesse em participar da reunião https://es.surveymonkey.com/s/X9G9TZG.
  • Apresentar o formulário de inscrição geral https://es.surveymonkey.com/s/MXLXM8D.
  • Fornecer os requisitos legais para a transferência e participação em Bogotá, caso o postulação seja aceitada.

PROCESSO DE SELEÇÃO[1].

 

O lançamento desta chamada será realizado no dia 27 de maio e permanecerá aberto até 10 de junho de 2015. Durante este período, os candidatos devem expresar suas razoes para participar e apresentar no suo formulário de postulação.

Vale ressaltar que todos os dados e informações fornecidas em seu formulário e carta de intenção candidatura será tratada com a máxima confidencialidade consistentes com as políticas e diretrizes da HYLF.

Esta chamada será distribuída através de organizações e redes locais, nacionais e regionais relacionados com o trabalho do HIV, profissionais do sexo, da juventude e da saúde sexual e reprodutiva.

Pedimos-lhe para enviar a sua candidatura e documentação que o acompanha, o mais tardar em 10 de junho de 2015 ao e-mail miguel@hivyoungleadersfund.org.

O processo de seleção será conduzido por pessoas pares e peritos nos trabalhos e experiência em questões regionais de HIV e trabalho sexual. Finalmente, os jovens selecionados / as serao notificados  / as por e-mail em 16 de junho de 2015. Desde então, o contato direto será estabelecido para tratar de questões logísticas e programáticas relacionadas com a sua participação na consulta. Além disso, será iniciado um processo antes da consulta para a revisão de alguns documentos básicos relacionados com trabalho sexual.

Esta é uma iniciativa apoiada pelo programa Stepping Stones em colaboração com as organizações internacionais da sociedade civil para melhorar a situação dos jovens e adolescentes envolvidos no trabalho sexual.

SOBRE TERMINOLOGIA.

 

O termo “involucrados (as) no trabalho sexual” pretende ser inclusiva de todos e quaisquer jovens e adolescentes menores de 18 anos envolvidos em trabalho sexual, independentemente de como eles se identificam, se os trabalhadores do sexo como jovens, vítimas de exploração sexual, ou variações locais como “namoro compensado”, etc.

A abordagem a esta terminologia adotada pelo Fundo para Jovens Líderes com HIV está baseada no princípio das intervenções de saúde devem ser adaptados às necessidades programáticas específicas dos diversos sub-populações de adolescentes involucrados (I) em trabalho sexual, que muitos não ligar uma identidade ou o estado de seu comportamento ou atividade. O termo “involucrados (as) no trabalho sexual”, em seguida, destina-se a olhar aos adolescentes e jovens do trocando sexo por uma variedade de razões, incluindo: sobrevivência económica e apoiar as suas famílias; iniciativa sexual; ou pelo uso de força física, ameaça de uso da violência, ou outro coerção. “Venda de sexo” não implica necessariamente que os jovens e adolescentes recebem pagamentos ou bens em troca de um ato sexual no lugar de outro. o termo também denota qualquer troca de actos sexuais por dinheiro, comida, abrigo e outros recursos, como por razões relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva dessa troca é uma ea mesma coisa.

Nota: Enquanto alguns documentos jurídicos internacionais relativas a pessoas menores de 18 anos envolvido na venda de sexo como Exploração Sexual de Meninas e Adolescentes (ESCI), jovens e adolescentes não se identificam de acordo com os instrumentos jurídicos internacionais, e é a posição do Fundo Líderes HIV Young não quer. Os jovens que são consultados HYLF o termo “exploração sexual” Desliguei e muitas vezes estigmatizante, uma vez que nega a complexidade da identificação e desenvolvimento de homens e mulheres jovens.

  • Terminologia de: Necessidades de saúde sexual e reprodutiva e acesso a serviços de saúde para adolescentes menores de 18 anos envolvidos em venda de sexo na Ásia-Pacífico. Conner B, Mágico A, Middleton-Lee S. 2014. Fundo de Jovens Líderes com HIV.

[1] Será dada prioridade aos jovens que participaram das consultas comunitárias no Brasil, Colômbia, Honduras e República Dominicana.


Share this article:



Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published. Required fields are marked *